quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Bolo de Bolacha do José Augusto


Uma das receitas mais populares em Portugal é o Bolo de Bolacha. Existem inúmeras variações de receitas e sabores, uma maravilha para se inventar! Este que vou postar aqui foi totalmente inventado pelo meu marido, com tudo que ele gosta!
Sou muito sincera em dizer que não é um bolo que me agrada. Leva demasiada manteiga para o meu gosto, mas cada um com seus gostos, certo?!


"Bolo de Bolacha do José Augusto"

4 gemas
200g de manteiga, sem sal, em temperatura ambiente
200g de açúcar de confeiteiro (em pó)
bolacha maria, o suficiente (+- 2 pacotes)
1 xíc. (cha) de café forte
1/2 lata de leite condensado
100g coco ralado
raspas de chocolate meio amargo

Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até formar um creme. Junte o coco ralado e misture delicadamente. Reserve.
Junte o café ao leite condensado. Molhe as bolachas nesta mistura e vá arrumando no prato, formando uma camada.
Barre as bolachas com o creme reservado. Vá repetindo as camadas ( 5 ou 6 camadas de bolachas). A última camada deve ser de creme. Polvilhe com coco ralado e chocolate meio amargo em raspas.


16 comentários:

  1. O bolo ficou lindo, maravilhoso mesmo á vista dos nosso olhos mas....eu também não sou nada fã do creme de manteiga. Mas que ficou bonito, lá isso ficou.

    ResponderEliminar
  2. Também não sou grande fã de bolo de bolacha, mas os miudos gostam bastante.

    Este teu ficou com um ar delicioso mas...leva aí um montão de açucar :))
    Gostei do leite condensado junto com o café, deve dar um sabor muito agradavél.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ahhhhh, que delíciaaaa!!!
    Lindo esse bolo, NÔ!!! Parabéns!
    Vou fazer :D
    As formigas por aqui vão amar! hehehe
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto com manteiga, mas como cá em casa ninguém gosta faço um sem manteiga que tb fica muuuuito bom :) e o seu está O_O

    ResponderEliminar
  5. Ficou muito bonito esse bolo! Parabéns para o seu marido! :D

    ResponderEliminar
  6. Nossa que delicia! Adorei a receita!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Nunca experimentei, mas deve ficar semelhante aos pavês que fazemos com bolachas em camadas. Parece bom! Gostei da novidade!

    Bjs

    PS: Seu blog ta la no "Panela" hoje

    ResponderEliminar
  8. Que lindo!
    Eu gosto muito, só é pena é levar muita manteiga, por isso não se pode fazer muitas vezes.

    ResponderEliminar
  9. Pois é, Elisabete! Ta bonito, mas... concordo contigo!

    Mãe Carinho, fica docinho sim! Mas pode diminuir a quantidade de açúcar se você quiser.

    Thaís, meu marido adora! É uma delícia pra ele!

    Samma, já vi muitas receitas. Dá pra variar muito, né?!

    Paula, eu digo à ele!

    Que bom que gostou, Sarinha!

    Tatiana, é como um pavé sim, só que mais 'seco'.

    Isabelocas, pra mim o problema é a manteiga! Mas meu marido agradece, pois sobra mais pra ele!!!

    Um beijão, girls!

    :o)

    ResponderEliminar
  10. Também num faz muito o meu estilo não, mas eu também faço umas invencionices dessa, que eu chamo de pavê.

    Bjo

    ResponderEliminar
  11. Antes de ler o que você escreveu sobre ser uma sobremesa bem popular em Portugal eu estava pensando exatamente isso! Já vi tantos bolos de bolachas em blogs portugueses que já perdi a conta. Mas vou te falar eu gosto com muita manteiga e tudo!...sou fã de doces assim! Mas essa invenção ficou um charme só... feitinho assim de forma invividual.
    beijinho Nô!

    ResponderEliminar
  12. Eu sempre fico com vontade de provar esse bolo de bolacha, mas por levar tanta manteiga e o café, eu nunca o faço. TAlvez se eu modificar os ingredientes...

    ResponderEliminar
  13. Oi Nô,
    indiquei teu blog para receber o Kreativ Blogger Award. Dê um pulo no meu blog.
    beijos

    ResponderEliminar
  14. Nô,
    Eu também não sou muito chegada em cremes amanteigados (tipo buttercream). Mas, o que seria do "verde se todos só amassem o azul"?. A imagem do bolinho dele, aliás, ficou bem apetitosa!
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  15. Nô, parabéns para o seu marido, o bolo está lindo!!! Também não ligo muito a bolo de bolacha, mas o meu marido gosta.
    Bjs,
    M.

    ResponderEliminar
  16. Má, o bolo de bolacha é diferente do pavé. O pavé é muito úmido e, geralmente, leva frutas ou castanhas. O bolo de bolacha é mais seco, sempre com as bolachas embebidas em café. É tradicional de Portugal.

    Cherry, realmente o Bolo de Bolacha é uma tradição portuguesa. Mas, todo mundo tem 'a sua' receita. Eu não aprecio muito, pois não me agrada, nem muita manteiga, nem muitos ovos! O maridão é que adora!

    Isso mesmo, Talita! É assim que o pessoal faz por aqui! Muitos não gostam do tradicional e 'inventam' variações sobre o tema!

    Regina, obrigada! Vou lá correndo!

    Pois é, Marly! Penso como você! Eu não aprecio, mas se o maridão gosta... toca preparar 'o bicho'!

    M., deve ser um 'mal dos maridos', huahuahua! Mas, modéstia à parte, ficou bonitinho, né?!

    Beijos à todas vocês e obrigada pelo recadinho!
    :o)

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.