sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Depois da festa, as sobras!


Se sobrou, vamos aproveitar! A minha cozinha é uma "cozinha a la Lavoisier ,às avessas", nela tudo se cria e o que sobra se transforma!!!

Primeira transformação: "Risotto de Frango e Chouriço"


Usando as sobras do frango de churrasqueira, do chouriço que usei num dos pães e o queijo ralado do gratinado do camarão.

"Risotto de Frango e Chouriço"

Sobras de frango de churrasqueira picado ou desfiado
Chouriço da Guarda picado
250g de arroz carnerolli
200ml de vinho do Porto
Azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 litro de água
2 tabletes de caldo de galinha
Salsa
Pimenta
1 col. (sopa) de manteiga
queijo ralado

Em uma leiteira, ferva a água com os tabletes de caldo de galinha e reserve, quente.
Numa panela, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte o arroz e refogue. Junte o vinho do Porto e vá mexendo o arroz até o vinho reduzir. Vá colocando a água com o caldo, aos poucos, sempre deixando o líquido reduzir para acrescentar mais. Entre um agregado de caldo e outro, junte o frango, depois o chouriço, os temperos. Quando o arroz estiver cozido, porém 'al dente', e com líquido, desligue o fogo e junte a manteiga e o queijo ralado. Mexa vigorosamente e sirva imediatamente!

7 comentários:

  1. Ficou muito bonito seu risoto Nô! E você está agindo muito bem reaproveitando os alimentos! Tem que ser assim mesmo! Tá de parabéns! Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Minha cozinha também é no estilo Lavoisier. Adorei a receita.

    ResponderEliminar
  3. Adoro reaproveitar essas sobras!!! Sai cada coisa boa! rssrs
    Parabéns, NÔ, ficou lindo esse risoto!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Nô e que transformação! Ficou lindo esse risotto!!!

    Bom fim de semana!!!

    ResponderEliminar
  5. Nô, Amei a lei "Lavoisier às avessas" :)) O rissoto ficou lindo!

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  6. aiaiaiai..eu sempre digo! As sobrinhas da cozinha dessa moça são chiquérrimas!
    Ai! e eu e as minhas....
    beijo e um lindo fim de semana!

    ResponderEliminar
  7. oi Nô!!
    que delícia em!!
    adoro um risotinho, acho que tu já viu lá no meu blog né tem camarão, espinafre... amo!!
    e o convite em que barato dona blogueira, parabéns!
    beijoka Nô
    um ótimo finde!!
    tem receita novinha em folha lá no meu cantinho!

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.