quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Pão de Queijo e Um Maravilhoso Presente!!!


Nos últimos tempos ando ganhando presentes. Presentes do marido e presentes de amigos!
Há anos eu e meu marido nos relacionamos com uma pessoa muito simpática. Falo do Manuel Rosa, da Editora Assírio & Alvim em Lisboa. Posso dizer que é um relacionamento profissional/pessoal, o que nos agrada muito! A Assírio & Alvim tem livros belíssimos, com destaque para a poesia, mas com obras belíssimas em outros temas também! Todos sabem que o meu blog não trabalha com publicidade paga. Eu divulgo o que gosto. E recomendo que passem pela livraria da editora para conhecerem os belos trabalhos, porque sei que são bons!
Mas, vamos ao maravilhoso presente! Na semana passada eu contei ao Manuel Rosa que tenho um blog de culinária e, para minha feliz surpresa, ele me fez a oferta de toda a linha de culinária e gastronomia da Assírio & Alvim!!! Imaginem como fiquei feliz! Livros belíssimos, com receitas e fotos magníficas!


Livros com receitas de todas as regiões de Portugal.


Livros com receitas de África, Índico, Judaicas, Indo-Portuguesas, de celebridades, história da gastronomia, vinhos, um mundo de informação!
Por isso, já fiquem avisados que temos muito para experimentar e muito para postar aqui! Aguardem!
Quero deixar aqui meu agradecimento à Marta, responsável pela livraria da editora (Rua Passos Manuel, 67 B - Arroios - Lisboa) pela gentileza em separar os livros para mim, ontem!
E, para agradecer mais uma vez ao Manuel Rosa, fiz o que gosto: cozinhei! Meu agradecimento foi em forma de Pão de Queijo! Uma receita que tenho e uso há anos, nem me lembro onde a consegui!


"Pão de Queijo"

250g de polvilho azedo
300g de polvilho doce
100g de queijo ralado (parmesão)
200g de mussarela ralada
1 lata de creme de leite - natas (394ml)
1 col. (chá) de sal

Junte todos os ingredientes numa travessa e já misturando com a mão. Amasse bem até estar tudo muito bem incorporado. Faça bolinhas e coloque em tabuleiro forrado com papel manteiga ou tapete de silicone. Leve a forno pré-aquecido em 250º, por uns 15 minutos. Retire do forno e coloque sobre uma grade para esfriar.



Melhor maneira de comê-lo é quentinho!

24 comentários:

  1. Sou enlouquecida por pão de queijo, mas quando faço tenho que congelar pois o marido chato não come...
    Nô você ganhou uma biblioteca culinária!!!! Que delícia de presente!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Deus do céu, adoro pães de queijo! E esses estão lindos!!! Cobicei esses livros de receitas, parecem fantásticos!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. Uau No, que delícia de presente. Pra mim, não poderia haver coisa melhor, sou fanática por livros de culinária, parabéns!! Quanto aos pães, quem resiste a um pão de queijo quentinho...Delícia pura! Beijão

    ResponderEliminar
  4. Essa colecção de livros é um sonho!!! E os pães de queijo? Lindos, deliciosos!
    Bjs,
    M.

    ResponderEliminar
  5. Que belo presente, que sorte maravilhosa.
    E que pães de queijo deliciosos. Lá em casa gostamos todos, a minha pipoca então é louca por pães de queijo.
    Faço muitas vezes, congelo para ter sempre á mão.
    Beijinhos e parabéns pelo presente.

    ResponderEliminar
  6. Nô que SORTE!!!! Quem me dera receber uma biblioteca culinária!!! Livros óptimos...
    Os pães de queijo ficaram um amor!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Olá Nô, muito bom receber mimos, ainda mais quando se trata de presentes que tem tudo a ver com a gente, um luxo só essa coleção! E super a altura o cestinho de pães de queijo, amei! ah, e fiquei com água na boca. Bjos, Nane http://vovoqueensinou.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Que delicia de presentes! Fiquei encantada aqui! Amo pão de queijo, eita trem bom! Bjokas

    ResponderEliminar
  9. Nô,
    Já vi que veremos muita coisa boa por aqui! Eu também sou louca por livros de culinária, por isso tenho vários! E esse pãozinho de queijo? afe, está com um aspecto super convidativo! com mussarela e parmesão eu nunca experimentei; vou levar a receita!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Nô, só não digo que fiquei com inveja porque inveja é coisa feia! Meus parabéns pelo belíssimo presente!!! Tenho uma pequena bibliteca de culinária aqui també, mas esses livros devem ser lindos!

    ResponderEliminar
  11. Noêmia, vim visitar seu cantinho e me deparo com pão de queijo, que é um petisco muito especial, mas aqui fazemos um pouco diferente.
    Esse presente é daqueles que todas nós gostaríamos de ganhar. Parece uma compulsão, quanto mais receitas a gente tem, mais a gente agrega. Você vai levar um bom tempo só para passear por esses livros.
    Obrigada pela visita.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  12. Que sorte! Receber todos esses livros é o sonho de qualquer blogueira. Imagino os belos pratos que virão por aí.
    Esses pães ficaram uma maravilha e são tão simples.
    Beijinho
    Moira

    ResponderEliminar
  13. Oi Nô, tudo bem?
    Seu blog está cada vez mais bonito e com receitas muito gostosas.
    Passe pra te avisar que tem um presente lá no HISTOBLOG pra vc. Passe por lá e retire!
    bjus

    ResponderEliminar
  14. Parabens pelos livros, que maravilha.
    O pão está bem guloso.
    bjsss

    ResponderEliminar
  15. Postei uma receita bem parecida com essa hoje. Só que mais simples.

    Pão de queijo é muito bom, né?

    Bjo

    ResponderEliminar
  16. Vânia, o pão de queijo é sempre bem vindo! Assim como os livros de culinária, né?!

    Tati, não é mesmo o máximo?!

    O projecto, eu recomendo os livros! São ótimos!

    Carol, ninguém resiste mesmo, né!

    M., imagine como fiquei quando os ganhei?! Meu queixo caiu!!!

    Elisabete, é bom mesmo! Meu marido adora!!! Por isso faço sempre!

    Ai, Cuca! Não é mesmo uma big sorte?!

    Nane, os livros são lindos! Eu amei! Eu achei que os pãezinhos no cestinho ficavam bem rústicos, como eu queria!

    Paula, esse trem é mesmo bão! Dá até gosto folhear os livros com um café de saco e os pãezinhos de queijo! Bão uai!!!

    Marly, pode esperar que eu vou colocar mãos à obra. Só preciso me organizar e vamos começar!

    Pierre, são belíssimos! Lindos e com receitas regionais, tradicionais, como eu gosto!

    Gina, essa é uma das muitas receitas de pão de queijo que existem. A tenho há muito tempo e, como é simples é sempre pra ela que eu corro! Os livros vão ser devidamente esmiuçados sempre, adoro!

    Moira, se é um presentão! Vou preparar um projeto a partir deles, acho que todos vamos gostar! E o pão é mesmo muito simples, eu recomendo eles quentinhos!

    Oi, Susi! Obrigada pelo elogio! Já passei por lá, obrigada!

    Abelhinha, são mesmo gulosos! Não consigo parar de comê-los!

    Má, fui ao seu blog e vi a receita. São muito pareceidas, sim! E as duas muito simples!

    Para todos que por aqui passaram, devo dizer que gostei tanto do presente que precisava dividir com todos vocês!

    Obrigada à todos!

    Beijos!

    :o)

    ResponderEliminar
  17. Noémia que grande sorte!!!gostei de tudo beijinhos e bom fim de semana...

    ResponderEliminar
  18. que persentão! e os pães de queijo...demais. bjs

    ResponderEliminar
  19. Natércia, não foi uma grande sorte mesmo?! Obrigada e bom fim de semana!

    Angela, os pães são simples e fáceis de fazer!
    Beijos!

    :o)

    ResponderEliminar
  20. Nô!!!

    Olha comtodas as minhas forças....

    EU AMOOOOO PÃO DE QUEIJOOOOO!!!

    Bjos

    ResponderEliminar
  21. Adorei e vou fazer. Ja coprei os ingredientes. Obg

    ResponderEliminar
  22. Adorei a postagem...ate pq vivo fora do país e sempre encontró polvilho doce/azedo,mas como tenho costume de fazer de liquidificador.
    Tenho duas perguntas:1ª)nao leva ovo? 2ª)pode congelar?
    Gracias e continue postando coisas boas.Bju
    Fabricia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fabricia!
      Esta receita eu encontrei na internet e não leva ovos.
      Nunca congelei, por isso não sei lhe dizer se pode. Porém, os ingredientes são, praticamente, os mesmos do pão de queijo tradicional, que costumamos congelar ou comprar congelados. Vale a pena tentar congelar 2 ou 3 quando fizer, para ver o resultado.
      Obrigada pela visita e seja sempre bem-vinda ao Blog da Nô!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.