sábado, 13 de fevereiro de 2010

Uma Aventura em Vermelho


Eu sou uma mulher de sorte! Quem me acompanha sabe que tenho 2 dias por ano, 11 de Janeiro e 04 de Setembro, em que eu e meu marido comemoramos o nosso casamento. Sendo eu brasileira (e portuguesa também, legalmente!) e meu marido português, temos dois Dia dos Namorados para comemorar, 14 de Fevereiro e 12 de Junho!
Para este ano, já havia decidido que iria preparar uma receita que fosse usada no Dia de São Valentim, nos países que o comemoram. A escolha caiu, sem sombra de dúvida, sobre o Red Velvet Cake. Um bolo tradicional do sul dos Estados Unidos e tradicional do Valentine's Day.
Desde que vejo e sigo blogs de culinária que me deparo com receitas do Red Velvet Cake. Há muitas variações e, segundo percebi, ninguém sabe qual é a original.


Entre as 'andanças' para encontrar uma receita que me deixasse entusiasmada, encontrei o site/blog Tartelette. Fiquei encantada com tudo: as receitas, os ingredientes, as fotos! Ai, as fotos!!! Magníficas!
No Tartelette a Helen postou duas receitas de Red Velvet Cake, depois de muito pesquisar: uma com manteiga e sumo de morangos, para quem tem alergia à corantes e outra com óleo e corante vermelho. Preparei esta última e coloco-a aqui para vocês!


"Red Velvet Cake"


(adaptado de "A Taste Of South Side" , South Side Elementary School, La Grange, Geórgia, por Helen do Tartelette)

2 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xíc. (chá) de açúcar
1 col. (sopa) de fermento em pó

1/2 xíc. (chá) de óleo de canola
1 col. (chá) de vinagre
1/2 col (chá) de sal
1 col. (sopa) de cacau em pó
1 xíc. (chá) de buttermilk (usei 1 xíc. (chá) de leite gordo com 1 col. (sopa) de sumo de limão. Misturar e aguardar 10 minutos antes de usar)
1 col (sopa) de extrato de baunilha (usei essência)
2 ovos
1 col (sopa) de corante alimentar vermelho

Numa tigela, misturar a farinha, o açúcar, o sal e o fermento em pó. Adicionar o buttermilk, o óleo, vinagre, baunilha, ovos e corante, nesta ordem e misturar depois de adicionar cada um. Colocar em forma untada e enfarinhada (usei forma de 20cm de diâmetro com lateral de 7cm), forno pré-aquecido em 180º por 30 minutos


Cream Cheese Frosting (para recheio e cobertura)

115g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
230g de cream cheese em temperatura ambiente
230g de açúcar em pó (confeiteiro) peneirado

Na batedeira, bater o cream cheese e a manteiga em baixa velocidade até formar um creme. Junte o açúcar aos poucos, sem parar de bater, até incorporar tudo.


Observações desta pasteleira amadora:

- quando começamos a misturar os ingredientes da massa, parece que vai tudo dar errado, mas não! Continue até ao fim que fica uma massa ótima;

- experimentei fazer o frosting com duas marcas de cream chese, mas só ficou mesmo bom com o Philadelfia;



Eu consegui matar a curiosodade em preparar e provar o famoso bolo. Gostei muito, e o marido também!


34 comentários:

  1. Que Magnifigue este...bravo!!!!

    Oh yeah...LOVE IS IN THE AIR,SO IS ROMANCE...WISH YA LOADS OF IT @ 365....

    ResponderEliminar
  2. Oi, Nô,
    Veja só, estava eu comentando num certo blog, quando vejo, no blogroll ao lado, a sua "Aventura em Vermelho", eu tinha acabado de examinar o meu blogroll e lá ainda constava a sopa de farinheira. Por que será que as atualizações no meu blogroll estão se dando com atraso, aaffe?
    Bem, o seu Veludo Vermelho ficou magnífico, lindo mesmo, parabéns!
    Melhor que ter dois dias dos namorados para comemorar, é se sentir impelida e motivada a comemorá-los, ou seja, achar que tem motivos para comemorar, não é mesmo? Desejo que esse ânimo e sentimento se intensifique cada vez mais no casamento de vocês.
    Ah, quanto à sua pergunta sobre a calda do bolo alpino, eu uso só água, pois considero o recheio suficientemente doce. Na receita original, porém, é uma calda açucarada, que leva também rum; e há até uma versão com uma calda feita com leite condensado e creme de leite.

    Beijinhos querida, e que haja muitas alegrias nas suas comemorações!

    ResponderEliminar
  3. E estou com muita vontade de experimentar esse bolo, vou fazê lo amanhã, pra comemorar o dia dos namorados, só de xereta mesmo, e ter mais uma desculpa pra namorar...

    Ah, vou fazê los na versão mini, cupcakes!!!

    Beijão

    ResponderEliminar
  4. E que magnífica aventura de vermelho, ficou magnífico o teu bolinho, lindo e concerteza delicioso com essa cobertura maravilhosa.
    As fotos também ficaram muito bonitas.

    ResponderEliminar
  5. Noêmia, que bolo lindo é esse??? Estou babando literalmente... Será que consigo fazer um igual ao seu? Parabéns pelo bolo e feliz dia dos namorados.


    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Certa vez eu li sobre esse bolo na Wikipedia e achei interessante, mas não cheguei a fazer.
    Está muito boa essa receita, acho que posso arriscar. Espero que fique tão apetitoso e lindo assim.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Ficou lindo o seu bolo vermelho! Estou com vontade de fazer essa receita em forma de coração!!!
    "Happy Valentine's Day"
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Adorei!!! Está lindo e maravilhoso como sempre!
    Bjs,
    M.

    ResponderEliminar
  9. Ficou lindo, Nô! O melhor mesmo é comemorar 2 vezes ao ano...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. No, esse bolo é tudo, em cupcakes também fica show!! Estou louquinha pra fazer!! Beijão e boa seman!

    ResponderEliminar
  11. que bolo lindo! é de encher os olhos. a cor ficou ótima.

    ResponderEliminar
  12. ficou lindo o seu..eu amei a sua receita!!já fiz um bolo assim..mas..a receita é diferente da sua..tô levando ela para mim!!!parabens pelo Valentine´s days!bjus querida..li

    ResponderEliminar
  13. Olá NÔ!!
    Que bolo lindíssimo! Ficou um espectáculo!! Que mãos prendadas! Adorei! Obrigada por partilhar tão generosamente a receita!
    As fotos estão maravilhosas! Parabéns e beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Madre Mia que bolo!!!
    Tenho uma colecçao de bolos no meu blog que so a olhar engordo 10 kilos!
    Parabems e continue fazendo, que eu como con os olhos :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Noemia,eu nao conhecia essa receita e fiquei curiosa,quero testar pra uma ocasiao especial.
    A foto ta linda e apetitosa.
    bj

    ResponderEliminar
  16. Andava eu perdida na net quando encontrei este teu cantinho.
    Que lindo bolo, imagino que será delicioso.
    Agora vou ver passear um pouco no teu blog. parabens.
    Beijinhos da Biscuitando
    http://biscuitmassinhamagica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Oi querida
    Este bolo é um sonho!
    Parece super saboroso e macio, parabéns.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  18. ADOREI O SEU BLOG O SEU BOLO E AINDA MAIS O SEU PERFIL

    ResponderEliminar
  19. Olá Nô,
    Que bolo lindo...ficou 5*****
    Cor de romance, de aventura de paixão...
    Um gd bjs e no próximo dia dos namorados venha outro bolo arrojado...

    ResponderEliminar
  20. Menina que bolo!!!
    Vou testar com certeza!!
    bjs

    Maura

    ResponderEliminar
  21. Oi
    Hummm que gostosura esse bolo.
    Esse blog está uma delícia.
    www.blogdalucia.com
    Beijos
    Lúcia.

    ResponderEliminar
  22. Ficou lindo demais!! Já tinha visto as fotos no twitpic!!!
    Sobre as massas tb adoro!!
    Bom final de semana
    Beijos

    P.S: é bom demais comemorar as datas, duas vezes por ano então, é melhor ainda!!!
    Parabéns!!

    ResponderEliminar
  23. Melhor que ter um dia dos namorados, você tem dois, que maravilha.
    Esse bolo tem muito bom aspecto, só torço o nariz ao corante. Engraçado é que fica com uma cor muito identica ao bolo de tomate que fiz no outro dia, acho que ainda vou experimentar o de morango. O blog da Tartelete é uma delicia, quer visualmente, quer em receitas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. NÔ, perfeito!!!! Obrigada por postar uma receita maravilhosa dessas!
    Um grande beijo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcinha, minha flor!
      Eu que agradeço sua visita!
      Beijocas,
      :o)

      Eliminar
  25. Ola, hoje fui correndo até uma loja para comer um pedaço desse tão famoso bolo pois queria ter noção do sabor. Comprei os ingredientes e chegando em casa minha primeira missão foi começar preparar. Confesso que o sabor ficou bem semelhante, mais tive um problema com a cor da massa, só as duas primeiras camadas ficaram vermelhas ea últimas ficou meio que como um bolo de chocolate... Será que vcteria uma dica para que ficasse todo vermelho assim como o seu? Muito obrigada beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Márcia!
      Obrigada pela visita.
      O meu ficou com todas as camadas da mesma cor pois é apenas um bolo. Fiz um bolo alto e o cortei em 3 discos.
      Espero ter ajudado!
      Beijos,
      :o)

      Eliminar
  26. Pois é Noêmia, tbm fiz em uma forma só, mais não deu certo, vou tentar faze-lo novamente. E ai vai ficar lindo assim como o seu!!! Muito obrigada pela atenção e parabéns!!! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Márcia!
      Realmente não sei lhe dizer o que passou.
      Espero que na próxima dê certo!
      Obrigada pelos comentários,
      :o)

      Eliminar
  27. Lindo! Adorei! Parece fenomenal...Gostava de saber o que fazer quando o frosting fica liquido e não solidifica. Sabe?
    Obrigado e beijinhos,
    Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Filipa!
      Comigo só aconteceu uma vez, porque usei cream cheese light. Tem de ser o cream cheese tradicional.
      Beijos,
      :o)

      Eliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.