domingo, 24 de julho de 2011

Eu voltei!


As férias acabaram e foram maravilhosas! Rever a minha amiga Magda foi muito bom! Uma enorme carga de saudade deu lugar a uma abraço quente e cheio de carinho! Passeamos, falamos, relembramos e fizemos planos para o futuro! Certamente estes encontros acontecerão muitas vezes mais!
Depois da partida da Magda, foi a vez de receber meu enteado Igor. Poucos dias, mas foi bom!
Agora que a vida cotidiana volta a dominar é hora de aproveitar as sobrinhas que ficaram. O que mais mereceu atenção foi um pacote de pão de forma, pois apenas meu enteado gosta deles. Foi então que eu me lembrei de um prato que já esteve, está e certamente estará nas mesas brasileiras: o sanduíche enformado! Bem, aqui deixo a minha versão deste grande clássico!


"Sanduíche Enformado de Frango"

Recheio:

2 xíc. (chá) de sobras de frango assado, desossado e desfiado
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 col. (sopa) de azeite de oliva
4 tomates picados, sem pele e sem sementes
2 col. (sopa) de extrato/puré de tomate
200ml de polpa de tomate
1 col. (sopa) de alcaparras
sal
pimenta preta
salsa
orégano
1 xíc. (chá) de queijo quark

Numa panela, refogue o alho e a cebola no azeite. Junte os tomates picados, o extrato/puré de tomate e refogue bem.
Junte o frango, as alcaparras, pimenta, salsa e orégano.
Por último, junte a polpa de tomate e o queijo quark. Desligue o fogo e corrija o sal. Reserve.

Molho:

2 ovos
3ooml de leite
1/2 col. (café) de cúrcuma/açafrão das índias
1/2 col. (café) de páprica doce
1/2 col. (café) de pimenta preta
1/2 col. (chá) de sal

Numa tigela, bata bem os ovos com um fouet/batedor de arames.
Continue a bater e acrescente a cúrcuma/açafrão das índias, a páprica e o sal.
Junte o leite e bata mais um pouco até ter tudo incorporado. Reserve.

Montagem:

12 fatias de pão de forma sem casca/côdea
400g de mussarela ralada

Num refratério untado forre o fundo com 4 fatias de pão de forma.
Sobre o pão, coloque metade do recheio de frango e cubra com 1/3 da mussarela. Repita a camada.
Use 4 fatias de pão de forma como cobertura.
Despeje o molho sobre as camadas de pão e cubra com o restante da mussarela.
Leve ao forno pré-aquecido em 180º, por uns 20 minutos, até que o queijo gratine.


Agradeço às pessoas que sentiram a falta dos posts e me enviaram e-mails!

15 comentários:

  1. E´CASO PARA DIZER QUE É UM REGRESSO EM GRANDE,ADORO ESSAS SANDUICHES DE FORNO ALÉM DE DAR PARA APROVEITAR AS SOBRAS , SÃO SEMPRE UMA DELICIA.
    BOM VINDA DE VOLTA...
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Deu água na boca, maravilhoso!

    ResponderEliminar
  3. Adoro esse sanduiches... e adorei conhecer seu blog, tem muita delícia por aqui, quero voltar mais vezes.
    bjus*--*

    ResponderEliminar
  4. Hummmm que maravilha de sanduiche, deve ter ficado mesmo uma delícia :))Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. é bom ver -te de volta gostei da sandeuiches esta uma maravilha vou fazer um dia destes para o meu filho obrigada pela a partilha beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Oi Noemia,
    Que bom que vc voltou e com uma receita deliciosa.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  7. Olá NÔ!
    Um destes dias vou seguir a sua deliciosa sugestão. Estou a adorar a culinária daqui, hoje fiz escondidinho de carne seca e vim aqui espreitar como preparava mandioca :)
    Um beijo
    Helena

    ResponderEliminar
  8. Oi Nô, que bom que voltou e que aproveitou seu tempo fora.
    E essa receita deve ficar uma perdição.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Eu também já fui de férias e, também já regressei! Estava mesmo a precisar e foram maravilhosas!
    Já tinha experimentado um "pão enformado" com recheio de atum! E curiosamente o meu último post é uma lasanha de pão com carne e cogumelos! Normalmente também faço quando sobra pão de forma... cá em casa o pão de forma também não é muito apreciado.
    Gostei muito desta versão com recheio de frango. Para uma próxima vez experimento.
    Beijo grande, Nô.

    ResponderEliminar
  10. Olá vim conhecer o blog e adorei,virei seguidora!bjus.

    ResponderEliminar
  11. excelente forma de regressar. esta bem apetitosa a sua sanduiche
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá!

    A sanduiche tem um aspecto apetitoso!

    Beijinho, tenha uma boa noite e uma linda semana!

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.